Orientações e Procedimentos para os Mestrandos

1. Inscrição em disciplinas

As inscrições em disciplinas e atividades obrigatórias deverão ser necessariamente realizadas antes de cada período letivo, pelo tempo que durar o curso de mestrado, em prazo determinado pelo Colegiado de Coordenação do PPGEAS.

Até o período decorrido de três semanas após o início das aulas poderá ser cancelada a inscrição em alguma disciplina ou atividade mediante requerimento do interessado a ser entregue na Secretaria de Pós-Graduação

Formulário de Inscrição em Disciplinas

Quadro de Horários - 2018/2

2. Formação de banca para a sessão de qualificação

O Exame de Qualificação consiste na avaliação do projeto de pesquisa do mestrando por uma banca constituída por 3 (três) examinadores, sendo necessariamente um deles o orientador e o outro externo ao corpo docente do PPGEAS.

Para a solicitação do Exame de Qualificação é necessário que:

    a) o mestrando tenha cursado com aproveitamento a atividade obrigatória "Seminário de Pesquisa";
    b) o mestrando esteja inscrito na atividade obrigatória "Exame de Qualificação" para o semestre em curso;
    c) o mestrando já tenha concluído com aproveitamento pelo menos 16 (dezesseis) créditos em disciplinas da Estrutura Curricular do Curso;
    d) a apreciação de requerimento apresentado ao Colegiado de Coordenação do Programa, devidamente aprovado pelo orientador
    e) que os participantes externos da banca examinadora tenham preenchido o formulário com seus dados de contato e titulação

Formulário de Solicitação do Exame de Qualificação
Formulário de Cadastro de Participante Externo

3. Estágio de Docência

Os mestrandos do PPGEAS deverão realizar estágio de docência junto às disciplinas de graduação da Faculdade de Formação de Professores (FFP). Caberá ao orientador encaminhar para a aprovação do Colegiado de Coordenação do PPGEAS o plano de trabalho para cada mestrando. A carga horária dessa atividade será de 15 horas, considerando de 6 a 9 horas para a preparação das aulas.

É indispensável que o mestrando esteja regularmente inscrito na atividade para o semestre em questão para que se possa atribuir o aproveitamento correspondente em seu histórico escolar.

4. Formação de banca para a sessão de defesa de dissertação

O julgamento da Dissertação será solicitado pelo mestrando ao Colegiado de Coordenação do PPGEAS mediante requerimento aprovado pelo orientador.

Para a solicitação da marcação da Sessão de Defesa de Dissertação é necessário que:

    a) o mestrando esteja inscrito na atividade obrigatória "Defesa de Dissertação" para o semestre em curso;
    b) a apreciação de requerimento apresentado ao Colegiado de Coordenação do Programa, devidamente aprovado pelo orientador
    c) que os participantes externos da banca examinadora tenham preenchido o formulário com seus dados de contato e titulação

Formulário de Solicitação do Exame de Dissertação
Formulário de Cadastro de Participante Externo

5. Regras para formatação de Dissertações

Roteiro para apresentação das teses e dissertações da UERJ

Modelo para formatação do trabalho (arquivo MS Word)

6. Comissão de Ética em Pesquisa

http://www.sr2.uerj.br/sr2/coep/

7. Encaminhamento da versão definitiva da dissertação

Após a aprovação na sessão pública de arguição da Dissertação o mestrando deverá entregar uma cópia impressa e duas cópias em meio digital da versão final aprovada de sua dissertação.

Para cumprir este requisito é necessário observar as seguintes etapas:

    a) atender no prazo estipulado pela Banca Examinadora (não superior a 90 dias) as exigências de reformulação do trabalho;
    b) o processo de formatação do trabalho é de inteira responsabilidade do mestrando, e deve atender ao que determina o Roteiro para apresentação das teses e dissertações da UERJ. Convém utilizar o Modelo para formatação do trabalho (arquivo MS Word);
    c) após aprovação da versão final pelo orientador, encaminhar a dissertação em formato Word (.docx) para o endereço de e-mail ppgeas@gmail.com. O corpo do e-mail deve conter as seguintes informações: i. nome completo do autor, ii. título do trabalho, iii. nome completo do orientador, iv. número de páginas do trabalho, v. resumo, vi. palavras-chave, vii. número de telefone para contato;
    d) aguardar contato da bibliotecária para providências e ajustes, caso necessário;
    e) após aprovação da formatação pela bibliotecária, deverá ser providenciada a impressão de uma via encadernada em capa dura na cor azul real e um CD/DVD devidamente identificado contendo a dissertação em formato PDF;
    f) a cópia encadernada e o CD/DVD deverão ser entregues na Biblioteca CEH/D, situada no campus da Faculdade de Formação de Professores, acompanhada dos formulários exigidos (ver link abaixo) assinados pelo orientador e pela Secretaria do Programa;
    g) cumprida a etapa anterior, o mestrando receberá da biblioteca o CERTIFICADO DE REVISÃO NORMATIVA, ao qual ira juntar o Requerimento de Certificado e um CD/DVD contendo a dissertação em formato PDF e entregar na Secretaria da Pós-Graduação para dar prosseguimento ao processo de emissão do diploma de mestre;

Formulário de autorização para publicação eletrônica na BDTD/UERJ
Formulário de Dados Cadastrais
Formulário de Encaminhamento de Dissertação/Tese