Professores
DOCENTES PERMANENTES
Prof.ª Dr.ª Ana Angélica Monteiro de Barros
Professora Adjunta DE (Dedicação Exclusiva) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, lecionando para o curso de Graduação em Ciências Biológicas e Pós-Graduação (Mestrado Acadêmico) em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade da FFP/UERJ. Curadora do Herbário RFFP (2000-2004 e 2015-até o presente). Coordenadora da área de botânica do RAPELD-PPBio Ilha Grande, RJ. Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), Graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade do Rio de Janeiro (1987), Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), Mestrado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (1996) e Doutorado em Botânica pela Escola Nacional de Botânica Tropical, Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (2008). Desenvolve projetos sobre biodiversidade, com destaque para a Ilha Grande (Angra dos Reis) e na região do Leste Metropolitano do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de botânica, atuando principalmente nos seguintes temas: Florística da Mata Atlântica, Fitossociologia, Ecologia Vegetal e Etnobiologia.
(Currículo Lattes)
Publicações destacadas:
- BARROS. A.A.M.; MACHADO, D.N.S.; SILVA, J.M.; PONTES, J.A.L. Biological invasions by exotic plants in urban forest fragments of Niterói, Rio de Janeiro, Southeastern Brazil, In: LONDE, V. Invasive species: ecology, impacts, and potential uses. New York: Nova Science Publishers. 2020, p. 95-156.
- MACHADO, D.N.S.; BARROS, A.A.M.; RIBAS, L.A. Exotic plants in a rocky outcrop area in the municipality of Niterói, Rio de Janeiro state, Brazil. Journal of Coastal Conservation, v. 24, n. 1, p. 1-13, 2020.
- QUEIROZ, G.A.; BARROS, A.A.M.; GUIMARÃES, E.F. Piper (Piperaceae) do Parque Estadual da Serra da Tiririca, Niterói/Maricá, RJ, Brasil, Rodriguésia, v. 71, p. 1-13, 2020.
- BARROS, A. A. M.; SANTOS, M.G. ; MACHADO, D. N. S. ; CAIRES, L.R. ; SOUSA-JUNIOR, L. C. ; CUNHA, L. S. . O Herbário da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, um eixo integrador de atividades de pesquisa e extensão. UNISANTA BIOSCIENCE, v. 6, p. 99-104, 2017.
Prof.ª Dr.ª Andréa Carla de Souza Góes
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) em 1991, Mestre em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1996, Doutora em Ciências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 2003, Pós-doutorado no Institut Gustave Roussy (Paris, France) em 2008-2009, Sabático no Laboratoire Cultures et Diffusion de Savoirs, na Université de Bordeaux, Unité Sciences de l`Education (Bordeaux, France), em 2017-2018. Atualmente é professora Adjunto no Departamento de Ensino de Ciências e Biologia / Instituto de Biologia, da UERJ. Coordena o LeBMol Print (Laboratório de Ensino de Biologia Molecular e Práticas Interdisciplinares) e ministra aulas na graduação em Ciências Biológicas (UERJ), no curso de Especialização em Ensino de Ciências (UERJ) e nos cursos de Mestrado em Educação, Gestão e Difusão em Biociências (IBqM-UFRJ) e em Educação, Ambiente e Sociedade - PPGEAS (FFP/UERJ). Atua nos seguintes temas: análise e divulgação do conhecimento científico relacionado à área de Genética e Biologia Molecular, em associação com desenvolvimento tecnológico, com produção de materiais didáticos que auxiliam na compreensão de diferentes processos e metodologias científicas; estudo dos processos de ensino-aprendizagem em Genética; utilização da literatura e de obras distópicas no ensino de Ciências e na perspectiva CTS.
(Currículo Lattes)
Publicações destacadas:
- MORAES, I.O.; AIRES, R.M.; GÓES, A.C.S. Science fiction and science education: 1984 in classroom. International Journal of Science Education, Artigo aceito para publicação em Outubro 2021.
- AIRES, R.A.; RIBEIRO, J.S.V.; FIGUEIREDO, G.A.C.; VALLIM, M.A.; GÓES, A.C.S. Uma história de heredograma em Cem Anos de Solidão. Revista Genética na Escola, 14(2), p.126-131, 2019.
- GÓES, A.C.S., BORIM, D.D.E., KAUFMAN, D.; SANTOS, A.C.C.; SIQUEIRA, A.E.; VALLIM. M.A. A obra Admirável Mundo Novo no ensino interdisciplinar: fonte de reflexões sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Ciência & Educação (Bauru). 24 (3), p. 563-580, 2018.
- GÓES, A.C.S; AIRES, R.M. Genética das ervilhas ao genoma humano : contribuições para uma revisão histórica e abordagens pedagógicas. Editora: SBG (Sociedade Brasileira de Genética), Abril 2018, 233p. ISBN: 978-85-89265-27-0
Prof. Dr. Douglas de Souza Pimentel
Possui Graduação em Licenciatura (1992) e Biologia Marinha (1994) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestrado em Ecologia pelo PPGE da mesma Universidade (1996), quando trabalhou com Ecologia Microbiana. Obteve o título de Doutor no Departamento de Ciências Florestais da ESALQ - Universidade de São Paulo, na área de Conservação de Ecossistemas (2008). Atuou como professor concursado na Escola Estadual de Ensino Supletivo Cuba e posteriormente em duas matriculas no Colégio Pedro II. Em 1997 ingressou na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde leciona disciplinas na área de Ecologia e Conservação para o curso de Graduação em Ciências Biológicas, para o curso de Especialização em Educação Básica, bem como para o Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade. Atualmente também é Professor Adjunto do Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense, ministrando Ecologia para turmas dos cursos de Geografia e de Engenharia, além de compor o corpo docente do Programa de Pós Graduação em Biologia Marinha e Ambientes Costeiros, do Instituto de Biologia. Tem experiência em Gestão, Manejo e Uso Público em Unidades de Conservação.
(Currículo Lattes)
Publicações destacadas:
- PIMENTEL, D.S.; VIDAL, M.D.; SIMONETTI, S.R.; RODRIGUES, C.G.O.; KINKER, S.M.S.; SIMON, A.V.; BOTELHO, E.S. Desafios e avanços para a estruturação de uma comunidade de prática de visitação em áreas protegidas. Anais Uso Público em Unidades de Conservação, v. 7, p. 63-78, 2019.
- Pimentel, D.S., Costa, P. G.; Guimarães, A. B. Santos, C.L.S. Figueiredo, D.C. AVALIAÇÃO DAS POSSIBILIDADES DO USO DE IMAGENS DEPOSITADAS NA INTERNETPARA A GESTÃO DO USO PÚBLICO EM PARQUES. Revista Eletrônica Uso Público em Unidades de Conservação. Niterói, RJ. Vol. 8, nº 13. p. 51-61. 2020.
- GHILARDI-LOPES, N.P.; PIMENTEL, D.S.; KREMER, L.P.; ALMEIDA, R.; MEIRELES, C.P. Didactic materials as resources in the promotion of marine and coastal environmental education. In: GHILARDI-LOPES, N.P.; BERCHEZ, F.A.S. (Org.). Coastal and marine environmental education. Zug: Springer International Publishing, 2019, v. 4. p. 119-133.
- PIMENTEL, D.S.; PEDRINI, A.G. ; KAWABE, L.A. ; ROBIM, M.J. ; BERCHEZ, F. A.S.; MEIRELES, C.P. Opportunities and challenges to implement environmental education in brazilian coastal and marine protected areas. In: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes; Flavio Augusto de Souza Berchez. (Org.). Coastal and marine environmental education. Zug: Sprineger, 2019, v. 4. p. 103-117.
Prof. Dr. Fábio Vieira de Araújo
Possui graduação em Biologia Marinha pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Departamento de Biologia Marinha (1989); mestrado em Ecologia também pela UFRJ - Departamento de Ecologia (1994) e doutorado em Ciências (Microbiologia) pelo Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes/UFRJ (1999). Atualmente é Professor Associado da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde ministra as disciplinas Ecologia de Comunidades e Biologia Marinha para o curso de Graduação. Também ministra aulas e orienta na Especialização em Ensino de Biologia e no Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade, ambos na FFP e no Programa de Pós Graduação em Biologia Marinha e Ambientes Costeiros na Universidade Federal Fluminense (UFF). É Bolsista do Programa Prociência da UERJ desde 2008. Revisor de diversos periódicos entre eles, Plos One e Brazilian Journal of Microbiology. Parecerista de agências de fomento como Faperj e Fapesp. Desenvolve diversos projetos na área de Microbiologia Ambiental, enfatizando os aspectos ecológicos, biotecnológicos e sanitários das comunidades microbianas de ambientes aquáticos. Coordena o projeto de pesquisa e extensão Praia Limpa é a minha Praia onde são realizados estudos sobre resíduos sólidos nos ambientes costeiros e marinhos e atividades de educação ambiental com objetivo de conservação destes ambientes.
(Currículo Lattes)
Publicações destacadas:
- MALDONADO, G.C.; SILVA, M.M.; SKINNER, L.F.; ARAÚJO, F.V. Evaluation of wood degradation rates by Teredinidae (Mollusca: Bivalvia) in two ecologically distinct areas, and temperature and salinity influences on the cellulolytic activity of associated bacteria. Anais da Academia Brasileira de Ciencias, v. 92, p. e20180970, 2020.
- Araújo, F. V.; NETTO, M. C. M.; Pitta, G; JAYME, M. M. A.; CARVALHO, M. C. N.; SILVA, M. M.; CARMO, Flavia Lima do. Ecology and biotechnological potential of bacterial community from three marine sponges of the coast of Rio de Janeiro, Brazil. ANAIS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ONLINE), v. 89, p. 2785-2792, 2017.
- CASTRO, R.O.; SILVA, MELANIE L.; MARQUES, M.R.C.; ARAÚJO, F.V. Spatio-temporal evaluation of macro, meso and microplastics in surface waters, bottom and beach sediments of two embayments in Niterói, RJ, Brazil. Marine Pollution Bulletin, v. 160, p. 111537, 2020.
- ARAUJO, F. V.; SALES, A.; POVOA, A.; ANDRADE, C.; SILVA, L.M.; CASTRO, R.C. O uso do livro praia limpa é a minha praia como ferramenta de educação ambiental e educação em ciências do mar. In: SANTORI, R.T.; SANTOS, M.G.; SANTOS, M.C.F. (Org.). Da célula ao ambiente: propostas para o ensino de ciências e biologia. São Gonçalo: UERJ/FFP, 2017. p. 165-178.
Prof.ª Dr.ª Flavia Venancio Silva
Bacharel em Ecologia pela UFRRJ (1996), Licenciada em Ciências Biológicas pela UFRRJ (1996), Estágio em Biologia Molecular na University of York (1997), Mestre em Biotecnologia Vegetal pela UFRJ (1999), Doutora em Fitotecnia pela UFRRJ (2003) e fez Pós-doutorado no Departamento de Pós-graduação em Fitotecnia da UFRRJ (2006). Participou de projetos de pesquisa no Laboratório de Ecologia Molecular Microbiana da Embrapa Agrobiologia para a caraterização morfo-fisiológica e genética de estirpes de rizóbio e elaboração de coleção de culturas. Tem experiência com experimentos em casa-de-vegetação para testar a eficiência simbiótica de estirpes de rizóbios em feijão caupi. Tem experiência com o ensino fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), lecionou Ciências e Biologia em escolas públicas do Rio de Janeiro. Atualmente, é Professora Associada em regime de dedicação exclusiva no Departamento de Ciências da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, onde leciona Biologia Celular e Biofísica no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Orienta licenciandos em projetos com bolsas de monitoria, iniciação à docência e estágio Interno Complementar. É professora da disciplina ?Construção do Conhecimento Biológico: das moléculas ao organismo? no Curso de Especialização em Educação Básica da FFP-UERJ com ênfase em Ensino de Biologia. Orienta projetos de monografia e de dissertação de mestrado em duas linhas de pesquisa: 1 - Produção de Material Didático para o Ensino de Biologia e 2 - Formação de Professores de Biologia: concepções e práticas. Foi uma das coordenadoras do subprojeto de Biologia do PIBID-UERJ no campus São Gonçalo, no qual orientou bolsistas de Iniciação à Docência da CAPES de 2014 a 2018. Coordena desde 2013, o projeto de extensão ?A Célula atrás das Lentes do Microscópio? cadastrado no Departamento de Extensão da UERJ, o qual atende as escolas de São Gonçalo e Niterói com oficinas de microscopia para os alunos do ensino básico. É revisora de periódicos científicos, revisora de projeto de agência de fomento e membro de comitê de avaliação de projetos na UERJ. Participou como membro de várias bancas de trabalho de conclusão e comissões julgadoras. Possui trabalhos científicos publicados em periódicos e em Anais de eventos. Atualmente faz parte do colegiado do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade da FFP-UERJ e do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO-UERJ Maracanã).
(Currículo Lattes)
Publicações destacadas:
- SANTOS, F.R.; SILVA, F.V. Investigação a respeito da ocorrência e metodologia adotada no ensino-aprendizagem sobre células nas vivências de licenciandos em ciências biológicas durante seus estágios supervisionados. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 13, n. 2, p. 445-465, 2020.
- SILVA, F. V.; Dias, R.A.C.; RIBEIRO, F.S.; COCHIARELLI, R.B.S.; MARQUES, P. R.B.; MENDES, A.S. Ensinando células com o microscópio óptico para alunos de escolas parceiras na Faculdade de Formação de Professores da UERJ. In: SANTORI, R.T.; SANTOS, M.G.; SANTOS, M.C.F. (Org.). Da célula ao ambiente: propostas para o ensino de ciências e biologia. Rio de Janeiro: UERJ/FFP, 2017. p. 83-95.
Profª. Drª. Hellen Jannisy Vieira Beiral
Licenciada em Ciências Biológicas e mestre em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mesma instituição em que realizou o pós-doutorado em Ciências. Possui um segundo pós-doutorado em Educação de Jovens e Adultos e Ensino de Ciências no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) na Linha de Pesquisa Diversidade, Desigualdades Sociais e Educação (DDSE). É Professora adjunta com dedicação exclusiva da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ) onde ministra as disciplinas Química, Bioquímica e Dinâmica de Laboratório e coordena o projeto de pesquisa e extensão Núcleo de Apoio Experimental em Bioquímica para o Ensino de Ciências e Biologia (NAEB) desenvolvendo diversas ações na educação básica, graduação e pós-graduação. É integrante do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (PPGEAS) e pesquisadora do Programa de Incentivo à Produção Científica, Técnica e Artística (PROCIENCIA) da UERJ desde 2021 desta mesma instituição. Foi coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ/FFP no período de 2017 à 2019. É vice-líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Documentação sobre Educação de Jovens e Adultos da Universidade Federal Fluminense (UFF). (Currículo Lattes)
Publicações destacadas:
- BIANCO, MARIO ; LOPES, JARLENE A. ; BEIRAL, H. J. V. ; FILHO, JOÃO D. D. ; FRANKENFELD, STEPHAN P. ; FORTUNATO, RODRIGO S. ; GATTASS, CERLI R. ; TAKIYA, CHRISTINA M. . The contralateral kidney presents with impaired mitochondrial functions and disrupted redox homeostasis after 14 days of unilateral ureteral obstruction in mice. PLoS One, v. 14, p. e0218986, 2019.
- DE GODOY, MARIANA A. ; Saraiva, Leonardo M. ; DE CARVALHO, LUIZA R. P. ; VASCONCELOS-DOS-SANTOS, ANDREIA ; BEIRAL, H. J. V. ; RAMOS, ALANE BERNARDO ; SILVA, LIVIAN R. DE PAULA ; LEAL, RENATA B. ; MONTEIRO, VICTOR H. S. ; BRAGA, CAROLINA V. ; DE ARAUJO-SILVA, CARLLA A. ; SINIS, LEANDRO C. ; BODART-SANTOS, VICTOR ; KASAI-BRUNSWICK, TAIS HANAE ; ALCANTARA, CAROLINA DE LIMA ; LIMA, ANA PAULA C. A. ; DA CUNHA-E SILVA, NARCISA L. ; GALINA FILHO, A. ; VIEYRA, ADALBERTO ; De Felice, Fernanda G. ; MENDEZ-OTERO, ROSALIA ; FERREIRA, SERGIO T. . Mesenchymal stem cells and cell-derived extracellular vesicles protect hippocampal neurons from oxidative stress and synapse damage induced by amyloid-β oligomers. JOURNAL OF BIOLOGICAL CHEMISTRY, v. 293, p. 1957-1975, 2018.
Prof. Dr. Luiz Carlos da Silva Pinheiro
Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ (1999), obteve os títulos de mestre e o doutor em Química Orgânica pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2001 - 2007), onde também concluiu o pós-doutorado. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Ciências (DCIEN), Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 desde 2018. Pesquisador do Programa de Incentivo à Produção Científica, Técnica e Artística (PROCIENCIA) da UERJ. É professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (PPGEAS) da UERJ desde 2022 e colaborador no Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Translacional em Fármacos e Medicamentos, Farmanguinhos - Fiocruz desde 2018. Professor na Pós-Graduação em Educação Básica - modalidade Ciências da FFP - UERJ desde 2022. Coordenador do projeto de extensão, parceria UERJ - Fiocruz, que visa a Promoção à Saúde pela Popularização da Ciência. Desenvolve projetos de pesquisa na área de Química Orgânica com ênfase em Química Medicinal no planejamento e síntese de heterociclos bioaivos com potencial atividade contra malária e Leishmaniose.
(Currículo Lattes)
Publicações destacadas:
- MIRANDA, MILENE D. ; CHAVES, OTÁVIO AUGUSTO ; ROSA, ALICE S. ; AZEVEDO, ALEXANDRE R. ; PINHEIRO, LUIZ CARLOS DA SILVA ; SOARES, VINICIUS C. ; DIAS, SUELEN S. G. ; ABRANTES, JULIANA L. ; BERNARDINO, ALICE MARIA R. ; PAIXÃO, IZABEL C. P. ; SOUZA, THIAGO MORENO L. ; FONTES, CARLOS FREDERICO L. . The Role of Pyrazolopyridine Derivatives on Different Steps of Herpes Simplex Virus Type-1 In Vitro Replicative Cycle. INTERNATIONAL JOURNAL OF MOLECULAR SCIENCES, v. 23, p. 8135, 2022.
- SILVEIRA, FLÁVIA F. ; DE SOUZA, JULIANA O. ; HOELZ, LUCAS V.B. ; CAMPOS, VINÍCIUS R. ; JABOR, VALQUÍRIA A.P. ; AGUIAR, ANNA C.C. ; NONATO, M. CRISTINA ; ALBUQUERQUE, MAGALY G. ; GUIDO, RAFAEL V.C. ; BOECHAT, NUBIA ; PINHEIRO, LUIZ C.S. . Comparative study between the anti-P. falciparum activity of triazolopyrimidine, pyrazolopyrimidine and quinoline derivatives and the identification of new PfDHODH inhibitors. EUROPEAN JOURNAL OF MEDICINAL CHEMISTRY, v. 209, p. 112941, 2021.
- DE SOUZA, AUDRIEN ALVES ANDRADE ; TORRES, LAUANA RIBAS ; CAPOBIANCO, LYANA RODRIGUES PINTO LIMA ; DE PAULA, VANESSA SALETE ; CASCABULHO, CYNTHIA MACHADO ; SALOMÃO, KELLY ; BONECINI-ALMEIDA, MARIA DA GLORIA ; FERREIRA, MARIA DE LOURDES GARCIA ; BOECHAT, NUBIA ; PINHEIRO, LUIZ CARLOS DA SILVA ; DE SOUZA, ELEN MELLO . Chloroquine and Sulfadoxine Derivatives Inhibit ZIKV Replication in Cervical Cells. Viruses-Basel, v. 13, p. 36, 2021.
- BOECHAT, N. ; CARVALHO, R. C. C. ; FERREIRA, M. L. G. ; COUTINHO, J. P. ; SA, P. M. ; SEITO, L. N. ; ROSAS, E. C. ; KRETTLI, A.U. ; BASTOS, M. M. ; PINHEIRO, L.C.S. . Antimalarial and anti-inflammatory activities of new chloroquine and primaquine hybrids: targeting the blockade of malaria parasite transmission. BIOORGANIC & MEDICINAL CHEMISTRY, v. 28, p. 115832, 2020.
Prof. Dr. Marcelo Guerra Santos
Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1995), mestrado (1999) e doutorado (2007) em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professor Associado, com dedicação exclusiva, do Departamento de Ciências da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foi coordenador do curso de Pós-graduação (Mestrado Acadêmico) em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade da FFP/UERJ onde, atualmente, é professor permanente. . Atua na Especialização em Educação Básica (Ensino de Biologia) da FFP-UERJ. Foi bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 (2014-2017 e 2018-2021), pesquisador do Programa de Incentivo à Produção Científica, Técnica e Artística (PROCIENCIA) da UERJ e Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro da FAPERJ (2014-2017 e 2017-atual). Líder dos grupos de pesquisa 1-Estudos Ambientais no Leste Metropolitano do Rio de Janeiro e 2-Tecnologia de Produtos Naturais. Pesquisador integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisa e Ensino de Ciências (NUPEC). Membro da Sociedade Botânica do Brasil. Desenvolve projetos sobre biodiversidade, com destaque para o Leste Metropolitano do Rio de Janeiro. Atua em pesquisas na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia Vegetal, Etnobotânica, Fitoquímica e Biologia de pteridófitas (ecofisiologia, óleos essenciais e interações entre insetos e pteridófitas).
(Currículo Lattes)
Publicações destacadas:
- PORTUGAL, A.S.; SANTANA, J.J.; LAGES, L.H.M.; MOTA, V.P.; SANTOS, A.P.B. SANTOS, M.G. Patrimônio ambiental: processo de (re)significação através de experiências de educação ambiental na Fazenda Engenho Novo. In: SANTOS, M.G. (Org.) O rural em regiões metropolitanas: a Fazenda Engenho Novo, São Gonçalo. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2020, p. 147-170.
- FEDER, D.; GONZALEZ, M.S.; MELLO, C.B.; SANTOS, M.G.; ROCHA, L.; KELECOM, A.; CHAGAS, E.F. Exploring the insecticide and Acaricide potential of development regulators obtained from restinga vegetation from Brazil. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 91, n. 1. p. e20180381, 2019.
- MERHY, T. S. M. ; Santos, Marcelo Guerra . A Etnobotânica na escola: interagindo saberes no ensino fundamental. Praxis, v. 9, p. 9-22, 2017.
- SILVA, D.F.; SANTOS, M.G. Plantas medicinais, conhecimento local e ensino de botânica: uma experiência no ensino fundamental. Revista Ciências & Ideias, v. 8, n. 2, p. 139-164, 2017.
Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Ferreira dos Santos
Graduada na Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e no Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Ciências Biológicas pela UFRJ e Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professora Adjunta da UERJ, leciona na educação básica, graduação e pós-graduação. Docente do quadro permanente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade na Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino - Educação Básica e do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira na UERJ, onde leciona disciplinas obrigatórias ofertadas por este Instituto para a educação básica e para o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (IBRAG). Atua no ensino, pesquisa e extensão e foi coordenadora do subprojeto interdisciplinar PIBID/CAPES/UERJ - Campus São Gonçalo de 2014 a 2018. Desenvolve pesquisas com ênfase no ensino de Ciências e Biologia, currículo, formação docente, educação socioambiental e práticas interdisciplinares na educação básica.
(Currículo Lattes)
Publicações destacadas:
- MELILA, A.P.S.S.; SANTOS, M.C.F. Discursos ambientais no Leste Metropolitano fluminense: uma análise de documentos curriculares. Revista Espaço do Currículo (Online), v. 13, n. 1, p. 194-208, 2020.
- LAMEGO, C.R.S.; SANTOS, M.C.F. Percepção ambiental em textos e imagens: sentidos atribuídos por estudantes do ensino médio a ambiente, natureza e sociedade. Bio-Grafia: Escritos Sobre la Biologia y Su Ensenanza, v. 12, p. 1-14, 2020.
- LAMEGO, C.R.S.; SANTOS, M.C.F. Formação de professores e educação intercultural: concepções e práticas de licenciandos sobre diversidade cultural na educação básica. Contexto & Educação, v. 34, p. 9-25, 2019.
- SANTOS, M. C. F.; LAMEGO, C. R. S. Formação e trabalho coletivo interdisciplinar: perspectivas de licenciandos e professores de Ciências e Geografia. Tecné, Episteme y Didaxis: Ted (Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnología), v. extraordin, p. 1-6, 2018.
Prof.ª Dr.ª Regina Rodrigues Lisbôa Mendes
Possui graduação e licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado (2002) e doutorado (2008) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor efetivo - nível adjunto - da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência em Educação na área de Formação de Professores, e em Pesquisa na área de Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental na escola, formação de professores em educação ambiental, formação de professores de ciências e biologia e ensino de ciências e biologia.
(Currículo Lattes)
Publicações destacadas:
- SANTOS, D.A.; PIMENTEL, W.M.; MENDES, R.R.L. Produção e avaliação de guias didáticos sobre ecologia e biodiversidade na licenciatura em ciências biológicas da FFP-UERJ. In: SANTORI, R.T.; SANTOS, M.G.; SANTOS, M.C.F. (Org.). Da célula ao ambiente: propostas para o ensino de ciências e biologia. São Gonçalo: UERJ/FFP, 2017. p. 31-45.
- DIAS, R.A.C.; SILVA, F.V.; Silva, J.L.S. Jogo didático para ensinar célula no ensino básico. In: ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA RJ/ES. (RE) CONSTRUINDO PRÁTICAS DE ESPERANÇA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. 9., 2019, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Ensino de Biologia, 2019. p. 894-907.
Prof. Dr. Ricardo Tadeu Santori
Professor de Ciências Biológicas e Bacharel em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo Museu Nacional (UFRJ) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, campus Rio Claro). Professor Associado, com dedicação exclusiva, na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Áreas de atuação em zoologia e ecologia de vertebrados (Tetrapoda): alimentação, morfologia, comportamento e locomoção. Áreas de atuação em ensino de ciências e biologia: modelos e vídeos didáticos, divulgação científica e percepção ambiental. Ensino de graduação: zoologia de vertebrados, comportamento animal e projeto de monografia. Ensino de pós-graduação: introdução a pesquisa e análise de dados e seminários de pesquisa. Integrante do corpo docente do curso de especialização em Educação Básica da FFP/UERJ, na modalidade Ensino de Ciências, e do Programa de Pós-Graduação (mestrado) em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (PPGEAS). Pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Ensino de Ciências da FFP/UERJ. Parecerista de periódicos nacionais e internacionais. Editor de área do Boletim da Sociedade Brasileira de Mastozoologia. Editor da série didática de vídeos "As aves através da janela". Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade, da Faculdade de Formação de Professores da UERJ.
(Currículo Lattes)
Publicações destacadas:
- Conversas com a ciência: cadernos temáticos educação e ciências da natureza / organização de Francine Lopes Pinhão, Letícia da Silva Mello e Ricardo Tadeu Santori. São Gonçalo, RJ : UERJ, FFP, 2021.
- FERREGUETTI, A.C.; OLIVEIRA, A.B.M.; PEREIRA, B.C.; SANTORI, R.T.; GEISE, L.; BERGALLO, HELENA G. Encounter rate and behavior of Alouatta guariba clamitans in the Ilha Grande State Park, Rio de Janeiro state, Brazil. Zoologia, v. 37, p. 1-10, 2020.
- TORRES, J.; SANTORI, R.T.; ROCHA BARBOSA, O.; CANDELA, A.M.; PARDIÑAS, U.F.J. Swimming behavior and performance of the marsh rat Holochilus vulpinus (Brants, 1827) (Cricetidae, Sigmodontinae). Mammalia, v. 84, n. 5, p. 497-502, 2020.
- SANTORI, R.T.; MIRANDA, J.C.; SILVA, R.M. Sacrifício e uso de animais para aulas práticas: a visão de licenciandos em ciências biológicas da faculdade de formação de professores da universidade do estado do rio de janeiro. In: FONTOURA, H.A.; MOREIRA, S.L. (Org.). Experiências partilhadas de formação docente: estágios e outras práticas na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Niterói: Intertexto, 2020. p. 94-101.
- MORAES, C.W.; SANTORI, R.T.; DORVILLÉ, L.F.M. Modelos didáticos e a compreensão de conceitos biológicos associados à adaptação e seleção natural. In: SANTORI, R.T.; SANTOS, M.G.; SANTOS, M.C.F. (Org.). Da célula ao ambiente: propostas para o ensino de ciências e biologia. São Gonçalo: UERJ/FFP, 2017. p. 147-164.
Profª. Drª. Rosana Souza Lima
Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 1983), mestrado (1998) e doutorado (2004) em Ciências Biológicas, Zoologia, pela Universidade de São Paulo (USP). Atuou durante cerca de 15 anos como professora da rede pública e privada lecionando Ciências e Biologia para alunos de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Atualmente é professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e colaborador da Fundação Paleontológica Phoenix. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em sistemática, evolução e filogenia de grupos recentes, atuando principalmente em sistemática, taxonomia, meio ambiente e levantamento ictiofaunístico; trabalha, ainda, em projetos de divulgação científica, sobretudo relacionados a ensino de zoologia.
(Currículo Lattes)
Publicações destacadas:
- TOLEDO-PIZA, M.; BAENA, E. G.; DAGOSTA, F. C. P.; MENEZES, N. A.; ANDRADE, M.; BENINE, R. C.; BERTACO, V. A.; BIRINDELLI, J. L. O.; BODEN, G.; BUCKUP, P. A.; CAMELIER, P.; CARVALHO, F. R.; CASTRO, R. M. C.; CHUCTAYA, J.; DECRU, E.; DERIJST, E.; DILLMAN, C. B.; FERREIRA, K. M.; MERXEM, D. G.; SOUZA - LIMA, R. Checklist of the species of the Order Characiformes (Teleostei: Ostariophysi). Neotropical Ichthyology, v. 22, p. 1-548, 2024
- GUIMARÃES, FELIPE VIEIRA; SOUZA, TIAGO MEDEIROS DE; RODRIGUES, RICHARD RANGEL; SOUZA-LIMA, ROSANA. Composition and distribution of fishes from the Perequê-Açu river basin, Paraty, Rio de Janeiro, Southeastern Brazil. BIOTA NEOTROPICA (ONLINE. EDIÇÃO EM INGLÊS), v. 21, p. 1-11, 2021.
- ARAUJO, J.; GARCÍA MÁRQUEZ, R.; ARAUJO, J. C.; SOUZA - LIMA, R. Indicativos de algumas alometrias do peixe Deuterodon hastatus (Characidae). PROFESSOR DE MATEMÁTICA ONLINE, v. 41, p. 582-601, 2021.
- TAGLIACOLLO, V.A.; SOUZA - LIMA, R; BENINE, R.; Oliveira, C. Molecular phylogeny of Aphyocharacinae (Characiformes, Characidae) with morphological diagnoses for the subfamily and recognized genera. Molecular Phylogenetics and Evolution (Print), v. 64, p. 297-307, 2012.
Prof.ª Dr.ª Tatiana Galieta Nacimento
Licenciada em Ciências Biológicas e Bacharel em Genética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Educação em Ciências e Saúde pela UFRJ e Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisadora Procientista UERJ desde 2020. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (PPGEAS), UERJ. Docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPECN) da UFF. É filiada às seguintes associações científicas: ABRAPEC (Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências), ESOCITE.BR (Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias) e SBENBio (Associação Brasileira de Ensino de Biologia). Foi coordenadora e coordenadora adjunta do PPGEAS, UERJ durante os anos de 2014 e 2018. Foi coordenadora do Subprojeto Biologia (FFP/UERJ) do PIBID/CAPES entre os anos de 2014 e 2018. Líder do Grupo de Pesquisa LIQUENS - Grupo de Leituras e Investigações sobre Questões de Ensino de Ciências e Sociedade da UERJ e membro do grupo de pesquisa Discursos da Ciência e da Tecnologia na Educação - DICITE da UFSC. Conselheira titular do Conselho Universitário - CONSUN da UERJ entre 2018 e 2021. Parecerista ad hoc de periódicos nacionais e internacionais. Atua na área de Educação em Ciências, principalmente nos seguintes temas: formação de professores, Educação CTS, educação antirracista, materiais e metodologias de ensino de Ciências e Biologia.
(Currículo Lattes)
Publicações destacadas:
- NUNES, R.S.; GALIETA, T. Formação para a cidadania e ensino de ciências: reflexões a partir do estágio supervisionado. Alexandria (UFSC), v. 13, n. 2, p. 51-74, 2020.
- ALIPIO, A.C.N.; GALIETA, T. Os diferentes processos avaliativos no ensino de ciências: quais são as interpretações dos alunos? Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 1, p. 50-72, 2018.
- RAMOS, K. C. A. B. ; FONSECA, L. C. S. ; GALIETA, T. . Visões sobre o ser humano e as práticas docentes no ensino de Ciências e Biologia. Revista Exitus, v. 8, p. 1-22, 2018.
- GUSTAVO, L. S. ; GALIETA, T. Da Saúde de ontem à Saúde de hoje: a Formação de Professores desde História Natural às Ciências Biológicas. ALEXANDRIA (UFSC), v. 10, p. 197-221, 2017.
Prof. Dr. Wagner Gonçalves Bastos
Possui graduação em História Natural (Licenciatura e Bacharelado) pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (1973), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Ensino de Ciências e Saúde (2014) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUTES). Atualmente é professor adjunto permanente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores, lecionando na Licenciatura em Ciências Biológicas, na Especialização em Educação Básica - Ensino de Biologia e no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (PPGEAS). Tem experiência na área de Educação, Formação Docente e Ensino de Biologia, com ênfase em Avaliação Escolar e Ensino-Aprendizagem em Ciências e Saúde. É também pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Ensino de Ciências da FFP/UERJ onde desenvolve projetos voltados para a formação inicial de professores, com produção de jogos e vídeos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia, do GERAES (NUTES/UFRJ) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, onde participa de pesquisa sobre vídeos educativos.
(Currículo Lattes)
Publicações destacadas:
- GARCIA, L. F. C.; BASTOS, W. G., SILVA, F. V., PASTOR JUNIOR, A. A. 2020. Desenvolvimento profissional de professores pelo uso de aplicativos de celular no ensino de Ciências e Química. In: VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia. Brasil.
- BASTOS, W.G.; PASTOR JUNIOR, A.A.; REZENDE FILHO, L.A.C.; PEREIRA, M.V. Recepção audiovisual e reendereçamento em aulas de biologia In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. 12., 2019, Natal. Anais... Natal: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), 2019.
- SANTOS, M.G.; BASTOS, W.G. Medindo a pressão osmótica de soluções em osmômetro construído com membrana de ovos de aves. Química Nova na Escola (online), v. 40, n. 3, p. 209-213, 2018.
- Marcos Ferreira JOSEPHINO; Wagner Gonçalves BASTOS; Maria Cristina Ferreira Dos SANTOS. 2018. Candido Firmino de Mello Leitão e a definição de vida nos livros didáticos de biologia e história natural da primeira metade do século XX. In: V Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente. Brasil.
DOCENTES COLABORADORES
Prof.ª Dr.ª Ana Cléa Braga Moreira Ayres
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2006). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Ciências da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, lecionando disciplinas ligadas ao ensino de ciências e biologia e Estágio Supervisionado do curso de licenciatura em Ciências Biológicas. É membro da equipe do Núcleo de Pesquisa e Ensino de Ciências (NUPEC/FFP) e integrante do grupo de pesquisa Currículo, Docência & Cultura (CDC/UFF). Tem interesse nos seguintes temas: formação de professores; ensino de ciências e biologia; saberes e práticas docentes; conhecimento escolar; modalidades diferenciadas de educação; diferenças culturais e educação e história do currículo e das instituições educativas.
(Currículo Lattes)
Publicações destacadas:
- FONSECA, D. M.; AYRES, Ana Cléa M. ; RIBETTO, A. A. A construção de saberes de professoras de Ciências ouvintes em uma escola para alunos surdos. Revista de Educação Pública, v. 29, p. 1-17, 2020.
- MARTINS, N. J.; AYRES, Ana Cléa M. O Material do Professor de Biologia da NOVA EJA: uma comparação entre os objetivos de uma proposta curricular para EJA e os objetivos do programa. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2019, Natal. Atas do XII ENPEC, 2019. p. 1-7.
- AYRES, A.C.M.; VILELA, M.L.; SELLES, S.E. Formação de professores de ciências e biologia: legislações e profissionalidade docente. In: VILELA, M.L.; MENDES R.R.L.; PINHÃO, F.L.; RIOS, N.T. (Org.). Aqui tem currículo! Saberes em diálogo no ensino de biologia. Curitiba: Appris. 2019, p. 101-120.
- VILELA, M.L.; AYRES, A.C.M. Formação de professores de ciências biológicas nas DCN de 2002 e 2015: entre avanços e retrocessos na valorização da profissão docente no Brasil. In: CACHAPUZ, A.; SHIGUNOV NETO, A.; FORTUNATO, I. (Org.). Formação inicial e continuada de professores de ciências: o que se pesquisa no Brasil, Portugal e Espanha. São Paulo: Hipótese, 2018. p. 133-149.
Prof. Dr. Jean Carlos Miranda da Silva
Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Biologia e Doutor em Ciências (Ecologia) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É professor adjunto III na Universidade Federal Fluminense, onde coordena o Projeto Institucional do Programa de Residência Pedagógica (UFF). É docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino do (UFF) e também do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (UERJ). É líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências Naturais (ENCINA). Desenvolve pesquisas relacionadas ao ensino de Ciências e Biologia, produção de materiais didáticos e divulgação científica.(Currículo Lattes)
Publicações destacadas:
- ARRUDA, S. S. ; MIRANDA, J. C. . Vida sexual e HPV: avaliação do nível de conhecimento de um grupo de estudantes da rede pública de ensino de Miracema (RJ). RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 11, p. e31711326521, 2022.
- SOUZA, R. T. ; MIRANDA, J. C. . Inclusão escolar no Brasil: uma análise documental. Boletim de Conjuntura, v. 5, p. 58-68, 2021.
- COSTA, R. C. ; MIRANDA, J. C. . Produção, validação e avaliação de um jogo didático sobre o tema Corpo Humano para o Ensino Médio Regular. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 12, p. 1-23, 2021.
- TANCREDO, PAULO CESAR JESOÉ ; Miranda, Jean Carlos . O Ensino de Ciências e Biologia nas Escolas Públicas do Município de Miracema, Rio de Janeiro. Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza, v. 5, p. 1769-1784, 2021.
Prof. Dr. Jorge Antônio Lourenço Pontes
Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - PPGEE / UERJ, com Tese sobre Ecologia de comunidade de anuros (2010). Mestre em Biologia com concentração em Ecologia - PPGB / UERJ (2005), com Dissertação sobre Ecologia de serpentes. Desde 2000 realiza pesquisas sobre a herpetofauna do Bioma Mata Atlântica em diferentes ecossistemas, no Estado do Rio de Janeiro. Profissionalmente, atuou como Professor Visitante e atual Professor Colaborador na UERJ - FFP no curso de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (PPGEAS), inclusive na orientação de alunos. Biólogo concursado da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, lotado na Gerência de Gestão de Unidades de Conservação, onde desenvolve projetos de criação e implantação de unidades de conservação da natureza, assim como para a recuperação e manejo da fauna e da flora em (desde 2000). Consultor Sênior, atuando na avaliação de áreas naturais; impactos ambientais; inventários faunísticos e florísticos; na criação, implantação e gerenciamento de unidades de conservação da natureza e no manejo de fauna e flora. Também tem publicado artigos e livros abordando temas em Ecologia, Educação Ambiental, herpetofauna e unidades de conservação da natureza.
(Currículo Lattes)
Publicações destacadas:
- DUTRA JUNIOR, D. L. S. ; MACHADO, Davi N. S. ; COELHO, M.A.N. ; BARROS, Ana Angélica Monteiro ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Montrichardia linifera (Arruda) Schott (ARACEAE), uma espécie ameaçada de extinção no estado do Rio de Janeiro, Brasil. PESQUISAS BOTÂNICA, v. 75, p. 101-112, 2021.
- PONTES, JORGE ANTÔNIO LOURENÇO; GIANNINI, MÁRCIA CRISTINA MORAES ; MELLO, FLÁVIO AUGUSTO PEREIRA ; BARROS, ANA ANGÉLICA MONTEIRO DE ; SILVA, DAVI NEPOMUCENO DA ; MARQUES, PEDRO RICARDO BARROS . LAGOA DO SÃO BENTO. ANAIS USO PÚBLICO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, v. 8, p. 11-26, 2021.
- Martins, R.A.A. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Registro da ocorrência de Pecari tajacu (Linnaeus, 1758), uma espécie que era declarada extinta no município do Rio de Janeiro, estado do Rio de Janeiro, Sudeste do Brasil. BOLETIM DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MASTOZOOLOGIA, v. 88, p. 58-61, 2020.
- REGIO, LUIZ EDUARDO MENDONÇA ; PONTES, JORGE ANTÔNIO LOURENÇO . First record of Dipsas variegata (Duméril, Bibron & Duméril, 1854) (Serpentes, Dipsadidae) from the state of Rio de Janeiro, Brazil. CHECK LIST, JOURNAL OF SPECIES LIST AND DISTRIBUTION, v. 16, p. 1531-1535, 2020.