Grupos de Pesquisa

Ensino, Formação, Currículos e Culturas

O grupo é constituído por pesquisadores que atuam na área de educação no Instituto de Aplicação e na Faculdade de Formação de Professores na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e que orientam trabalhos de iniciação científica, graduação, especialização e mestrado. O grupo está vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade e Ensino em Educação Básica na UERJ e atua em parceria com pesquisadores das Faculdades de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Grupo de Leituras e Investigações sobre Questões de Ensino de Ciências e Sociedade - LIQUENS

O grupo de pesquisa LIQUENS (Grupo de Leituras e Investigações sobre Questões de Ensino de Ciências e Sociedade) foi fundado em 2018 por professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro tendo o objetivo de contribuir na área de Educação em Ciências a partir de estudos de questões socialmente relevantes. As pesquisas do grupos situam-se em três linhas de investigação: Formação inicial e continuada de professores de Ciências e Biologia; Processos e materiais no ensino de Ciências e Biologia; Relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade na Educação em Ciências.